Células Tronco

     Descobertas mostraram que nos vasos sanguíneos do feto reside um novo caminho para o trasplante de células tronco, que é responsável pela formação de todas as células do nosso sangue, pode ajudar no tratamento contra a leucemia.
     
     





     Um estudo já foi realizado com figado fetal de camundongos e mostrou que, os pericitos (células localizadas nas paredes dos vasos sanguíneos), formam na gestação um nicho hepático que contribui para a expansão de células hematopoiéticas. Após o parto essas células vão do fígado para a medula óssea, onde lá permanecem em numero reduzido, quando o indivíduo fica adulto elas se mantem inativas ou seja dormentes e são apenas ativados quando necessário, elas ficam como uma reserva em nosso sangue, diferente no caso do fígado fetal que como o organismo está crescendo, essas células estão em expansão ativa, e os pericintos ajudam nesse processo.


     De acordo com biomédicos, uma única célula tronco hematopoiética retirada de um adulto é capaz de produzir diversos tipos de células que existem no sangue. É sobre tudo por meio dessas células que o transplante de medula ajuda a salvar vidas de pacientes com leucemia, ela serve justamente para ajudar na tentativa de reposição das células destruídas pela radio e quimioterapia. O trasplante de medula óssea deve ser feito quase que de imediata, já que ainda não se sabe como mantelas vivas.

Grupo: Cristyan k., mayara, Maria larissa, Diow

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Clonagem